Boleto Vencido: Como Pagar?

Quem nunca passou pela dor de cabeça de ter um boleto vencido? Pensando nisso, a gente explica tudo o que você precisa saber sobre boleto vencido.

Boleto Vencido: Como Pagar?

Quem nunca passou pela dor de cabeça de ter um boleto vencido? Além da dificuldade em pagar um boleto atrasado, as multas e juros inclusos costumam atrapalhar o planejamento financeiro, além de, algumas vezes, entrarem junto com a armadilha do endividamento. Mas não se preocupe! Ao longo desse post, a gente explica tudo o que você precisa saber sobre boleto vencido. Confira mais a seguir!

O que é um boleto vencido

O boleto vencido é um documento de cobrança bancária cujo débito ainda permanece em aberto. Este documento [o boleto] geralmente é emitido por empresas para o pagamento por pessoas físicas e pode ser usado para pagamentos à vista ou mesmo a prazo.

Quando a data de vencimento que consta no documento passa sem que o pagamento tenha sido feito, ele se torna um boleto vencido.

O que fazer com um boleto vencido

Pode pagar boleto vencido?

Depende. Cada empresa que emite boletos tem suas próprias regras em relação ao vencimento. Algumas delas aceitam o pagamento do boleto alguns dias após o prazo (normalmente, com juros e multa), e outras emitem um novo boleto com o valor atualizado e uma nova data de vencimento.

Não é recomendado pagar um boleto vencido sem antes entrar em contato com a empresa para entender o que deve ser feito.

Verifique também o que esse atraso no pagamento do boleto significa, pois pode ter consequências como cancelamento de serviços e compras por falta de pagamento. Nas negociações de dívidas, por exemplo, deixar o boleto vencer sem pagar pode te levar à quebra de acordo.

Em qual banco posso pagar um boleto vencido?

Ao se informar com a empresa e descobrir que você pode pagar o boleto vencido, surge a questão: em qual banco posso pagar? Antigamente, só era possível diretamente na instituição bancária que emitiu o documento.

Desde outubro de 2018, boletos vencidos de qualquer valor podem ser pagos em qualquer instituição bancária, lotérica ou agência dos Correios (veja mais detalhes nesse artigo da Agência Brasil). A mudança foi efetivada como uma exigência do Banco Central para que as instituições financeiras modernizassem suas formas de cobrança.

E foi a partir dessa mudança que passou a existir uma plataforma que concentra todas as informações do boleto (valor a ser pago, multas, juros e demais encargos no caso de pagamentos após a data de vencimento, além de todos os dados do pagador e do recebedor).

É por isso que você pode pagar o seu boleto em qualquer banco, lotérica ou agência dos Correios — qualquer uma destas instituições tem acesso aos dados do seu boleto a partir desta plataforma, e é por isso que você não precisa ir, necessariamente, até a instituição emissora do seu boleto. Assim fica muito mais fácil, não é mesmo?

Como pagar o boleto vencido pelo meu smartphone ou internet banking

Além de pagar o seu boleto em uma instituição física, também é possível fazer isso pelo aplicativo do seu banco ou pelo internet banking. Desta forma, é ainda mais simples e rápido, e o passo a passo é o mesmo do pagamento de um boleto que ainda não venceu. Veja só:

  1. Acesse o aplicativo do seu banco ou entre no internet banking com seu login e senha;
  2. Procure pela parte de pagamentos, ou mesmo por “Boletos” (isso depende de como é o sistema do seu banco);
  3. Digite o número do seu boleto ou escaneie o código de barras a partir da câmera do celular (assim é mais fácil porque você não precisa digitar toda a numeração);
  4. Antes de confirmar a operação, verifique todos os dados do seu boleto (neste caso, passada a data de vencimento, o valor estará atualizado com a soma da multa e dos juros);
  5. Pronto! Agora é só confirmar o pagamento.

Como pagar o boleto vencido na agência bancária, lotérica ou agência dos Correios

Aqui, o procedimento é mais demorado porque você provavelmente enfrentará filas e outros tipos de impasses dos protocolos que a instituição poderá seguir, mas também é possível realizar o pagamento desta forma. Veja como:

  1. Tenha sempre o seu boleto em mãos, já que são poucos os lugares que aceitam somente o número do código de barras.
  2. Entre na fila para aguardar o atendimento;
  3. Entregue o seu boleto em mãos ao atendente;
  4. Verifique os dados de pagamento com o valor atualizado com a multa e juros por atraso;
  5. Escolha a forma de pagamento e pronto! É só confirmar a operação.

Como pagar seu boleto vencido pelo caixa eletrônico

Se você não quer usar o celular ou internet banking e prefere pagar o seu boleto vencido direto no caixa eletrônico, isso também é possível. Olha só:

  1. Esteja com o seu boleto ou mesmo somente o número do documento em mãos;
  2. Acesse a sua conta bancária no caixa eletrônico;
  3. Selecione a opção “Pagamentos” e, depois, selecione “Código de Barras”;
  4. Escaneie o código do seu boleto ou, se preferir, é possível digitar o número manualmente;
  5. Sempre confira todos os dados do boleto, também com o valor atualizado com a multa e juros por atraso;
  6. Pronto! Agora é só confirmar o pagamento.

Atrasei o boleto do meu acordo. E agora?

Aqui na Acordo Certo, vale ressaltar que cada empresa parceira possui suas especificidades quanto ao vencimento de boletos. Porém, ao realizar o seu acordo, esteja ciente das datas de vencimento para que você não corra o risco de ter seu acordo cancelado.

Se você encontrar qualquer erro em seu boleto, escreva para a gente contando o que aconteceu. Estamos aqui para te ajudar. 🙂

10 respostas para “Boleto Vencido: Como Pagar?”

  1. Josivania dias disse:

    Paguei antes da data e ta me cobrado

    • Williane disse:

      Oi, Josivania! Isso pode estar acontecendo porque a empresa parceira precisa reconhecer o seu pagamento e, depois, nos avisar que o boleto foi pago dentro do prazo.
      Um boleto demora até 3 dias úteis para ser confirmado pelo banco. Na Acordo Certo, a confirmação do seu pagamento também passa pela empresa parceira, por isso o tempo de compensação pode ser maior.

      Mas não se preocupe! Se você pagou o seu boleto dentro da data de vencimento, está tudo certo. Guarde o seu comprovante, ele é a prova do seu pagamento. 😊
      Caso tenha passado o prazo de 10 dias úteis, entra em contato com o nosso time pelo https://app.acordocerto.com.br/fale-conosco, lá conseguiremos verificar como anda o seu acordo, ok?

  2. Elizângela Santos disse:

    Preciso do boleto para pagar

    • Williane disse:

      Oi, Elizângela! Normalmente os boletos são enviados diretamente para o seu email, mas você também pode encontrar o seu boleto no nosso site. Basta acessar http://www.acordocerto.com.br, fazer login com os seus dados de acesso e ir até a aba “Meus acordos” e acessar seu acordo.
      Qualquer dúvida, estamos por aqui 🙂

  3. Elizângela Santos disse:

    Preciso do boleto para pagar

    Tenho que pagar vocês não mandaram

    • Williane disse:

      Oi, Elizângela! Normalmente os boletos são enviados diretamente para o seu email, mas você também pode encontrar o seu boleto no nosso site. Basta acessar http://www.acordocerto.com.br, fazer login com os seus dados de acesso e ir até a aba “Meus acordos” e acessar seu acordo.
      Qualquer dúvida, estamos por aqui 🙂

  4. Lorena Berti e disse:

    Estou tentando pagar o boleto que venceu dia 05/09 mas não consigo, acusa a mensagem de boleto liquidado

    • Williane disse:

      Oi, Lorena! Tudo bem?
      Quando você não paga o boleto do acordo até a data de vencimento, ou seja, se deixa de pagar ou se atrasar e pagar após o prazo ter vencido, você fica sujeito a ter seu acordo cancelado.

      Isso significa que você perde as condições negociadas, como descontos, e sua dívida volta a ficar em aberto. O valor que foi pago até então é debitado do montante original da dívida, e não do valor do acordo negociado.

      Quem determina as condições de quebra de acordo são as empresas parceiras, não a Acordo Certo, ok?

  5. Keila Cristina Miranda Pereira disse:

    Desculpa, me confundi com o outro boleto, mas irei pagar amanhã.obg

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Seu bem-estar financeiro

Receba os artigos
do blog no
seu e-mail.