Você tem VALORES a Receber. Consulte já e Resgate!

Será que você tem algum valor a receber em algum banco por aí? Segundo o Banco Central do Brasil, existem 8 bilhões de reais esquecidos nas instituições financeiras, mas nem todo mundo tem esse dinheiro para receber.  Vamos descobrir agora como saber se você tem valores a receber e o que você pode fazer com […]

Você tem VALORES a Receber. Consulte já e Resgate!

Será que você tem algum valor a receber em algum banco por aí? Segundo o Banco Central do Brasil, existem 8 bilhões de reais esquecidos nas instituições financeiras, mas nem todo mundo tem esse dinheiro para receber. 

Vamos descobrir agora como saber se você tem valores a receber e o que você pode fazer com esse valor esquecido. 

Mas dinheiro esquecido? Como assim? De onde vem esse dinheiro? São inúmeras as origens desse dinheiro e não são todos os casos que você conseguiria descobrir de uma forma simples e prática.

Mas antes de sabermos de onde vem este dinheiro a receber, queremos saber se você tem esse valor a receber ou não.

Como saber se tenho valores a receber? 

É importante enfatizar que existe apenas um site oficial onde se pode fazer essa consulta e até mesmo solicitar essa transferência. dinheiro para receber.  Cuidado com as fraudes e sempre busque informações nos sites e canais oficiais do Banco Central e do Governo Federal. 

Vamos lá?  

Primeiro vamos saber o que é este valor a receber: o Banco Central reuniu em uma plataforma todo o “dinheiro esquecido” por brasileiros em contas de bancos (às vezes encerradas há muito tempo), instituições financeiras, consórcios, dinheiro referente a tarifas cobradas indevidamente ou até meio o rateio de sobras de Associações ou Cooperativas que já foram extintas e a consulta deve ser feita na página: https://valoresareceber.bcb.gov.br/ 

CONSULTE SEU CPF GRÁTIS

Para te ajudar a saber se você tem algum valor a receber, deixamos um passo a passo da consulta: 

1 – Acesse o site oficial do Banco Central 

2 – Digite seu CPF e sua data de nascimento ou, no caso de empresas, o número do CNPJ e a data de criação para consultar se você tem valor a receber em bancos 

3 – Se sim, verifique a data que o próprio sistema irá te informar que o seu valor estará disponível para receber e realizar a transferência para sua conta bancária 

4 – Se não, finalize a consulta. 

A devolução desse dinheiro poderá ser feita a partir do dia 7 de março. Se você por um acaso não conseguir realizar a sua consulta, o próprio sistema irá te informar uma nova data para você voltar na página inicial e realizar uma nova busca de valores esquecidos. 

Importante para quem vai resgatar: O site de consulta e resgate dos valores esquecidos sofreu algumas mudanças desde o início de 2022, quando foi divulgado e pelo excesso de consultas acabou saindo do ar.

Agora, para pedir o resgate deste dinheiro, será necessário usar um cadastro gov.br nível prata ou ouro (não se esqueça dessa informação). 

Caso ainda não tenha, é bem simples, basta fazer um cadastro gov.br gratuito pelo site ou pelo aplicativo disponível na Apple Store ou Google Play.  

Lembre-se que nem todo mundo tem valor a receber. Portanto, ficar procurando o tempo todo no sistema ou contar com esse dinheiro para qualquer obrigação financeira que você tenha é um erro para a sua saúde financeira.

Vamos falar mais sobre o que fazer com esse dinheiro ao longo deste artigo, como limpar o nome, construir sua reserva de emergência e até mesmo começar a investir. Mas por enquanto, seguimos para entender melhor de onde vem esses valores esquecidos. 

De onde vem esses valores a receber? 

Você deve estar se perguntando: como alguém esquece um dinheiro assim? Pois é. Mas não é tão simples assim lembrar que você tem algo a receber e em alguns casos, você pode nem saber que tem esse valor a receber. 

Nesta primeira etapa, o dinheiro esquecido do Banco Central vem das seguintes fontes: 

  • Conta Corrente ou Poupanças encerrada e não sacada 
  • Cobranças indevidas de tarifas ou de obrigações de crédito previstas em termo de compromisso assinado com o BC 
  • Cotas de capital e rateio de sobras líquidas de associados de Cooperativas de Crédito 
  • Grupos de consórcio extintos 

Em uma segunda etapa, serão disponibilizados os valores a receber também de: 

  • Cobranças indevidas de tarifas ou obrigações de crédito não previstas em termo de compromisso 
  • Contas de pagamento pré-paga e pós-paga encerradas e com saldo disponível 
  • Contas encerradas em corretoras e distribuidoras de títulos e de valores mobiliários 
  • Demais situações que resultem em valores a serem devolvidos reconhecidas pelas instituições financeiras 

Não importa se você lembra ou não, a consulta é gratuita e seu dinheiro pode estar esperando por você.

Não custa nada fazer uma pequena pesquisa e descobrir se você tem um valor a receber de alguma dessas situações. Vale destacar que os valores a receber da segunda etapa devem estar disponíveis apenas em Maio de 2022 para consulta e resgate. 

Todas as consultas feitas neste momento contemplam apenas a primeira lista que colocamos aqui neste artigo. 

CONSULTE SEU CPF GRÁTIS

Cuidado com os golpes   

Agora o que nós já sabemos é que tudo que envolve dinheiro, acaba surgindo uma nova forma de golpe para atrair os consumidores desavisados.

Primeiro lembre-se sempre que a única forma de consulta e solicitação de resgate deste dinheiro é através do site oficial do Banco Central, específico para isso: https://valoresareceber.bcb.gov.br/ 

Além dessa informação importante, se atente aos seguintes pontos: 

  • O Banco Central não envia links e não entra em contato com você para tratar sobre valores a receber ou para confirmar seus dados pessoais 
  • Ninguém está autorizado a entrar em contato com você em nome do Banco Central ou do Sistema Valores a Receber 
  • Portanto, nunca clique em links suspeitos enviados por e-mail, SMS, WhatsApp, Redes Sociais ou Telegram. 
  • Não faça qualquer tipo de pagamento para ter acesso aos valores. É golpe! 

Assim como muitos acabam caindo no golpe “Pague R$ 50,00 e aumente seu Score de forma instantânea, mesmo com o nome sujo”, surgiram agora os golpistas do “Antecipe seu valor a receber do Banco Central aqui, pague para receber o seu dinheiro esquecido mais rápido ou até faça empréstimo antes mesmo de receber seu dinheiro esquecido”.  

Todas essas formas de marketing são golpes e que infelizmente precisamos ficar atentos.

O que não falta é oportunidade para enganar o consumidor e o consumidor bem informado, paciente e que sempre se atenta as mensagens tentadoras, não cai nessa. 

Calendário para resgatar o “dinheiro esquecido” 

O Banco central criou um calendário para que as pessoas possam pedir o resgate e saber o valor exato esquecido. Foram criados três períodos, todos definidos pela data de nascimento da pessoa ou de criação da empresa: 

  • 7 a 11/3 – para nascidos ou empresas abertas antes de 1968  
  • 14 a 18/3 – para nascidos ou empresas abertas entre 1968 e 1983  
  • 21 a 25/3 – para nascidos ou empresas abertas após 1983 

Caso você vá fazer a pesquisa pela sua empresa, tenha sempre o Cartão CNPJ em mãos. 

Devolução de tarifas Caixa: como receber 

Na linha do Banco Central, a Caixa começou a identificar tarifas indevidas e restituir seus clientes dessas cobranças.

A Caixa começou a se movimentar após inúmeras reclamações de seus clientes e você pode verificar junto ao banco se é um deles.

Não é a toa que esse tipo de dúvida está em um dos assuntos mais procurados nos últimos meses e destacado pela internet. 

Todos os clientes que tiveram tido tarifas cobradas nas quais deveriam ser gratuitas ou até mesmo cobrados por valores maiores que o negociado, em contrato ou até tarifa alterada sem consentimento, podem solicitar a devolução do dinheiro na Caixa. 

Veja este passo a passo para pedir seu dinheiro de volta na Caixa: 

1 – Entre no site oficial da Caixa: https://www.caixa.gov.br/devolucao-tarifas/Paginas/default.aspx 

2 – Vá até o final da página e clique em Consulta Devolução 

De acordo com as informações da Caixa, a devolução das tarifas ocorre das seguintes formas: 

  • Clientes com conta na CAIXA: O valor é creditado de forma automática. 
  • Clientes sem conta na CAIXA: A orientação é acessar a partir de janeiro/2022 o site da CAIXA ou do BACEN e informar uma conta de mesma titularidade em instituição financeira para que o crédito seja realizado. 

Caso o cliente não possua conta em nenhuma instituição financeira, poderá se dirigir a qualquer Agência da CAIXA portando documento de identificação original com foto para retirada do valor da devolução da tarifa. 

Vale lembrar que este mesmo dinheiro cobrado indevidamente também estará disponível para consulta no site de Valores a Receber do Banco Central.

Você não vai receber em dobro, mesmo que em ambos os sites tenha achado a mesma quantia a receber.  

Opte por uma delas e siga com o processo de restituição. 

O que fazer com esse valores a receber? 

Já sabemos como funciona todo esse processo do valor a receber, ou melhor, o dinheiro esquecido. Agora, vamos para a prática: o que fazer quando eu receber esse dinheiro?  

Em primeiro lugar a sua prioridade é quitar as dívidas. Ter o nome limpo é fundamental para você conquistar a sua liberdade financeira.

Então, antes mesmo de ter esse dinheiro em mãos, não esqueça de consultar o CPF para ver todas as suas pendências financeiras e começar a negociar. 

Em seguida, vamos seguir estes passos: 

1 – Consulta CPF: verifique todas as suas dívidas.  

Anote em um papel o valor total à vista de cada uma delas ou a melhor forma de parcelamento para você. Essa negociação você pode fazer online mesmo, no site da Acordo Certo. 

CONSULTE SEU CPF GRÁTIS

2 – Faça um Planejamento Financeiro simples e fácil 

Em um caderno, veja o valor total que vai receber e se o valor é o suficiente para você quitar todas as suas dívidas à vista.

Caso este valor não seja o suficiente, escolha as dívidas com maiores juros como cartão de crédito, cheque especial e empréstimos ou financiamentos.

A prioridade é você conseguir pelo menos as melhores negociações, dando um bom valor de entrada e parcelando o restante. 

Aqui verifique se tudo cabe no seu bolso. Não adianta sair negociando e depois não conseguir cumprir com suas responsabilidades financeiras. 

3 – Não tem dívidas? Que tal começar sua Reserva de Emergência 

Se você conseguiu quitar suas dívidas ou se você não tem dívidas, agora é a hora de você pegar esse dinheiro esquecido e transformar ele na sua segurança financeira. 

A reserva de emergência são de 6 a 12 meses de todos os seus custos fixos guardadinhos em um investimento com segurança.

É ela que te ajuda na hora do aperto, que não deixa você ficar com contas em aberto e que te ajuda a começar a ser um investidor para sua aposentadoria. 

banner-curso-endividado

4 – Seja um bom poupador para garantir uma aposentadoria tranquila 

Não é porque você está “ganhando um dinheiro esquecido” que você pode sair gastando. Aproveite esse dinheiro inesperado para começar a colocar a sua vida financeira e o futuro da sua família em dia. Lembra da ideia de que dinheiro na mão é vendaval?

Então já começa a pensar como colocar ele para coisas boas, como quitar as suas dívidas. Aqui é uma prova de que você está comprometido com a sua saúde financeira e preparado para mudar o rumo do seu sucesso com o dinheiro. 

Conclusão 

O sistema do Banco Central estia que mais de 20 milhões de pessoas tem para receber mais de 8 bilhões de reais literalmente esquecidos.

A consulta é simples, através do site gov.br dos Valores a Receber, assim como solicitar esse resgate. Agora o mais importante é o que você vai fazer com este dinheiro.  

Aproveite para quitar as suas dívidas, começar a sua reserva de emergência, negociar a entrada do seu apartamento ou até mesmo, antecipar as parcelas de um empréstimo ou financiamento.

Esse valor a receber pode ser uma virada de chave da sua vida financeira.  

Aproveite a oportunidade de receber um valor que nem imagina e mude de patamar a sua vida financeira. E lembre-se sempre de realizar todas as consultas, resgates e informações sempre no canal oficial do Banco Central. Cuidado com os golpes. 

E se precisar, conte com a Acordo Certo para negociar as suas dívidas. Consulte seu CPF e agora Score, grátis! 

CONSULTE SEU CPF GRÁTIS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Seu bem-estar financeiro

Receba os artigos
do blog no
seu e-mail.

Campo Vazio
E-mail inválido

Cadastro efetutado com sucesso.

Erro no envio. Por favor, tente novamente.