Afinal, quem tem nome sujo pode abrir MEI?

4 minutos para ler

Afinal, quem tem nome sujo pode abrir MEI?

Não é novidade para ninguém que o Brasil, já há algum tempo, passa por uma grande crise econômica. E nesse cenário de repleto de dúvidas e incertezas, é bem comum contrair algum tipo dedívida. Até porque, as necessidades diárias não esperam o cenário melhorar para aparecer, não é mesmo?

Com a escassez de postos de trabalho no mercado, uma das alternativas mais buscadas pelas pessoas para gerar renda é abrir um negócio. Entretanto, muitas delas têm dúvidas sobre se quem tem nome sujo pode abrir MEI. Quer saber a resposta para essa questão? Então, acompanhe a leitura!

Quem tem nome sujo pode ser MEI (Microempreendedor Individual)?

A alternativa de empreender exige coragem, competência, disposição e diversos outros fatores. Entretanto, essa iniciativa ainda é cercada de dúvidas e questionamentos, principalmente no que diz respeito às leis.

Talvez, a principal insegurança diz respeito às pendências financeiras. Muitas pessoas não sabem, mas quem tem nome sujo pode abrir o MEI, desde que se enquadre em outros pré-requisitos. Ou seja, ter dívidas não vai impedir ninguém de abrir um negócio.

O termo conhecido como “nome sujo” é utilizado popularmente para descrever pessoas que tenham restrições de crédito. Caso você tenha alguma dívida em seu nome, dificilmente vai conseguir acesso a financiamentos, empréstimos oucartões de crédito. Se esse é o seu objetivo, você deve, primeiramente, buscar pormaneiras de limpar seu nome.

Entretanto, isso não limita ninguém quando o assunto é abrir uma empresa. Mas, existem outros fatores que podem o impedir de começar o seu próprio negócio.

 Se nome sujo não é um problema, confira o que pode te impedir de abrir um MEI

Pendências com o CPF

Um dos principais motivos que impedem as pessoas de abrirem um MEI são as pendências com o CPF. Poucas pessoas dão importância, mas é fundamental conferir todos os dados do seu Cadastro de Pessoa Física e manter todos eles atualizados.

Às vezes, um simples dado que esteja incorreto ou faltando, pode impedir a abertura de uma empresa em seu nome. Para verificar e regularizar todas as pendências do seu CPF, basta comparecer em alguma agência do Banco do Brasil, da Caixa Econômica Federal ou dos Correios.

Título de eleitor

O problema com título de eleitor é um dos fatores que podem causar restrições na hora de abrir um MEI. Em caso de alteração dos dados do documento, é preciso verificar se eles foram atualizados no sistema.

Isso porque, em alguns casos, o título pode não estar vinculado ao seu CPF. Nessa hipótese, é necessário comparecer em algum dos órgãos responsáveis para a inclusão do número do título junto ao cadastro do CPF.

Idade mínima

De acordo com a legislação vigente, a idade mínima para a abertura de um MEI é de 18 anos. A única hipótese de ser abaixo dessa idade é em caso de maiores de 16 anos que sejam emancipados pelos pais.

Sociedades em outras empresas

Para a abertura de um MEI, um dos pré-requisitos exigidos é não ter participação societária em outras empresas. Ou seja, caso você já tenha uma outra empresa aberta em seu nome ou seja sócio registrado em um outro negócio, não será apto a abertura de um novo MEI.

Como você viu, é possível abrir um MEI mesmo tendo o nome sujo, mas podem ocorrer alguns empecilhos, por isso, o ideal é regularizar a situação o quanto antes para evitar surpresas na hora de começar a empreender.

Gostou deste conteúdo? Então, compartilhe em suas redes sociais e ajude outras pessoas a tirarem suas dúvidas!

Posts relacionados

Deixe uma resposta