

O que fazer com o FGTS: 3 dicas para usar o dinheiro e não se arrepender
Em termos comparativos, o FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) é uma espécie de reserva de emergência. Feito obrigatoriamente para todos os trabalhadores registrados em carteira, o fundo previa situações muito específicas para saque. Contudo, isso mudou nos últimos anos devido à flexibilização do processo. Com isso, o dinheiro (com certas limitações de valores) ficou disponível para um número maior de pessoas. Mas você já sabe o que fazer com o FGTS?
Pensar nisso é extremamente importante, a fim de utilizar o dinheiro da melhor maneira possível. Afinal, você pode sacar até R$ 500 de cada conta (ativa ou inativa) vinculada ao FGTS.
Qual é o melhor destino para essa grana extra? Confira as nossas 3 recomendações na sequência!
1. Pagar dívidas
Se você tiver uma ou mais contas atrasadas, a primeira coisa que você deve fazer é colocá-las em dia. O dinheiro a mais do FGTS é uma excelente oportunidade de quitar as dívidas e ainda obter descontos. De acordo com o valor da pendência, talvez você consiga pagá-la à vista, o que costuma gerar um bom abatimento no saldo devedor.
Caso o dinheiro seja insuficiente para pagar definitivamente todas as dívidas, priorize as mais urgentes. Para identificá-las, leve em consideração os juros de cada uma. Com essa medida, você impede que a dívida continue se acumulando ao ponto de se tornar “impagável”.
2. Investir o dinheiro
Conseguiu pagar as contas e ainda sobrou algum dinheiro? Outra coisa que você pode fazer com o FGTS é investir uma parte do valor em aplicações interessantes do momento. Muitas pessoas dizem que não investem devido à falta de recursos. Se esse for o seu caso, o saque do FGTS pode ser a solução.
De fato, a variedade de alternativas de investimentos é capaz de deixar qualquer um perdido. Para que você faça as melhores escolhas, pesquise mais a respeito das opções que julgar mais vantajosas. Atualmente, há muito conteúdo de alta qualidade sobre o assunto e muitas opções para quem está começando.
3. Compra inteligente
Se preferir, você ainda pode direcionar o valor do FGTS para a aquisição de algum produto que parecia distante. Porém, cuidado para não cair no gasto supérfluo, muitas vezes efetuado com base no impulso!
Já que a intenção é comprar, uma dica é adquirir algo que agregue valor futuro à sua vida. Um ótimo exemplo seria usar esse valor para pagar um curso. Você pode optar por aulas sobre finanças e investimentos, que te ajudarão a fazer seu dinheiro crescer. Ou então, escolher um curso que te ofereça uma satisfação pessoal: que tal música ou pintura?
Se o foco for o mercado de trabalho, a renda “inesperada” pode ajudar a pagar um curso técnico ou profissionalizante. Assim, você investe em si mesmo e se torna preparado para ocupar cargos com salários mais interessantes ou começar a exercer novas profissões para gerar renda extra.
Agora, você já tem uma ideia bem mais nítida quanto ao o que fazer com o FGTS, não? Leve em conta as nossas dicas e se certifique de tomar as melhores decisões para a sua vida.
Conhece outras formas de usar o dinheiro do saque do FGTS? Deixe um comentário aqui para a gente!
Compartilhe
este artigo
Um comentário
Deixe um comentário
Posts populares



Acordo Certo e PicPay: parcelamento e cashback para quitar dívidas
A parceria da Acordo Certo com o PicPay foi expandida! Agora, além da Riachuelo, você também recebe cashback ao quitar suas dívidas com a Renner, Via Varejo, Pernambucanas, Santander, Porto Seguro, Tricard, Return e Cred.
Inscreva-se
Receba os posts mais recentes em seu e-mail
[…] Porém, caso sua renda não tenha sido afetada pela situação atual, confira este artigo com 3 dicas para usar o dinheiro do FGTS e não se arrepender. […]