Saque do FGTS: o que fazer com o dinheiro?

O que fazer com o FGTS: 3 dicas para usar o dinheiro e não se arrepender

Acordo Certo

março 5, 2020

3

minutos para ler

Em termos comparativos, o FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) é uma espécie de reserva de emergência. Feito obrigatoriamente para todos os trabalhadores registrados em carteira, o fundo previa situações muito específicas para saque. Contudo, isso mudou nos últimos anos devido à flexibilização do processo. Com isso, o dinheiro (com certas limitações de valores) ficou disponível para um número maior de pessoas. Mas você já sabe o que fazer com o FGTS?

Pensar nisso é extremamente importante, a fim de utilizar o dinheiro da melhor maneira possível. Afinal, você pode sacar até R$ 500 de cada conta (ativa ou inativa) vinculada ao FGTS.

Qual é o melhor destino para essa grana extra? Confira as nossas 3 recomendações na sequência!

1. Pagar dívidas

Se você tiver uma ou mais contas atrasadas, a primeira coisa que você deve fazer é colocá-las em dia. O dinheiro a mais do FGTS é uma excelente oportunidade de quitar as dívidas e ainda obter descontos. De acordo com o valor da pendência, talvez você consiga pagá-la à vista, o que costuma gerar um bom abatimento no saldo devedor.

Caso o dinheiro seja insuficiente para pagar definitivamente todas as dívidas, priorize as mais urgentes. Para identificá-las, leve em consideração os juros de cada uma. Com essa medida, você impede que a dívida continue se acumulando ao ponto de se tornar “impagável”.

2. Investir o dinheiro

Conseguiu pagar as contas e ainda sobrou algum dinheiro? Outra coisa que você pode fazer com o FGTS é investir uma parte do valor em aplicações interessantes do momento. Muitas pessoas dizem que não investem devido à falta de recursos. Se esse for o seu caso, o saque do FGTS pode ser a solução.

De fato, a variedade de alternativas de investimentos é capaz de deixar qualquer um perdido. Para que você faça as melhores escolhas, pesquise mais a respeito das opções que julgar mais vantajosas. Atualmente, há muito conteúdo de alta qualidade sobre o assunto e muitas opções para quem está começando.

3. Compra inteligente

Se preferir, você ainda pode direcionar o valor do FGTS para a aquisição de algum produto que parecia distante. Porém, cuidado para não cair no gasto supérfluo, muitas vezes efetuado com base no impulso!

Já que a intenção é comprar, uma dica é adquirir algo que agregue valor futuro à sua vida. Um ótimo exemplo seria usar esse valor para pagar um curso. Você pode optar por aulas sobre finanças e investimentos, que te ajudarão a fazer seu dinheiro crescer. Ou então, escolher um curso que te ofereça uma satisfação pessoal: que tal música ou pintura?

Se o foco for o mercado de trabalho, a renda “inesperada” pode ajudar a pagar um curso técnico ou profissionalizante. Assim, você investe em si mesmo e se torna preparado para ocupar cargos com salários mais interessantes ou começar a exercer novas profissões para gerar renda extra.

Agora, você já tem uma ideia bem mais nítida quanto ao o que fazer com o FGTS, não? Leve em conta as nossas dicas e se certifique de tomar as melhores decisões para a sua vida.

Conhece outras formas de usar o dinheiro do saque do FGTS? Deixe um comentário aqui para a gente!

Compartilhe
este artigo

Um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscreva-se

Receba os posts mais recentes em seu e-mail

Captcha obrigatório
Seu cadastro foi concluído com sucesso!