Vantagens e desvantagens de pagar parcelado ou à vista

6 minutos para ler

Você já se perguntou se vale a pena pagar parcelado ou à vista, mesmo quando se tem o dinheiro na mão? Essa questão deixa muitos brasileiros em dúvida. Afinal, não se trata só de optar pela forma de pagamento e sim escolher entre acumular pontos no cartão de crédito ou não deixar pendências para os meses seguintes. Às vezes bate até uma insegurança de pagar à vista e depois pensar que poderia ter guardado aquela quantia e fazer o pagamento de forma mais suave.

Até porque, para a realidade da maioria de nós, comprar à vista também significa usar o dinheiro disponível na conta. Nesses casos, será que é melhor mesmo parcelar e deixar uma reserva para emergências? Para ajudar você a solucionar dúvidas como essas e saber quando é melhor pagar parcelado ou à vista em diferentes situações, preparamos este post.

Afinal, pagar parcelado ou à vista?

O primeiro passo é identificar como anda o seu orçamento familiar e as características da compra a ser feita para descobrir qual a melhor opção de pagamento. Para isso, é preciso responder algumas perguntas, como:

Se a resposta é sim, a opção mais recomendada é pagar pelas compras à vista.

  • Comprando à vista sobrará algum dinheiro na conta para emergências?

Caso a resposta seja não, o mais indicado pode ser o parcelamento.

  • A loja oferece algum desconto para pagamentos à vista? Se sim, ele é superior a 10%?

Se a resposta é sim para as duas perguntas, o pagamento à vista é o melhor negócio. Mas caso o desconto oferecido não supere 10%, o parcelamento ainda pode valer a pena.

  • O valor máximo que você pode assumir condiz com o necessário para pagar uma conta à vista ou parcelada?

Caso você possa assumir o valor necessário para as duas opções, a decisão deve se basear nos tópicos anteriores.

  • Os juros para parcelar a compra são muito altos?

Se a resposta é sim, priorize o pagamento à vista.

Caso a resposta seja positiva, o indicado é comprar à vista e evitar o comprometimento da renda nos meses seguintes e o risco de novas dívidas.

Como você pode observar, o perfil das suas contas vai determinar muitas das escolhas, mas outros pontos também podem ajudar você a tomar a melhor decisão. Para entender como todas essas dicas funcionam em situações práticas, leia o post até o fim para ver alguns exemplos que ilustram as vantagens de cada opção.

Vantagens e desvantagens de comprar à vista

A primeira vantagem em realizar compras à vista é reduzir o risco de endividamento. Quando é possível se programar para fazer uma aquisição, mesmo com um produto ou serviço é muito caro, você fica mais tranquilo e garante que o orçamento doméstico não ficará sobrecarregado com esse tipo de despesa.

Além disso, optar por pagar por um produto na aquisição traz outros benefícios, como a possibilidade de negociar com o vendedor. Com o dinheiro na mão, é muito mais fácil pedir descontos e essa diferença no valor, embora pareça pequena individualmente, ao longo do ano pode fazer muita diferença na sua conta!

A terceira vantagem é economizar com o pagamento de juros. Caso o dinheiro necessário para realizar a compra esteja em um investimento, a dica é observar se o quanto você pagará de juros ao parcelar é maior que o rendimento da aplicação. Se os juros são maiores, pode ser um bom negócio usar o dinheiro para comprar à vista.

Por outro lado, o pagamento à vista tem como desvantagem o uso de uma parte relevante dos recursos do orçamento no mês da compra. Além disso, se o valor do bem é muito alto, pode ser necessário guardar dinheiro por muito tempo para conseguir pagar pelo produto.

Outra desvantagem aparece quando é preciso sacar o dinheiro aplicado para fazer a compra. Embora seja possível comparar os juros do parcelamento com o rendimento obtido em um investimento, o ideal é nunca usar para consumo imediato os recursos economizados.

Vantagens e desvantagens de comprar parcelado

A opção de pagar parcelado, por sua vez, tem alguns benefícios. O primeiro deles é quando a compra parcelada não tem juros. Nesses casos, o parcelamento pode ser um bom negócio, desde que ele entre na programação do orçamento para os meses seguintes sem causar novos problemas para você.

A segunda vantagem é quando você tem o dinheiro aplicado e ele rende mais que os juros do parcelamento. Para situações como essa, mais difíceis de encontrar, vale a pena pagar a compra aos poucos e deixar o investimento render no período.

Caso você se depare com uma oportunidade de desconto que vale a pena e vai representar uma economia considerável nos meses seguintes, a terceira vantagem é poder parcelar a compra, caso você não tenha todo o dinheiro necessário naquele momento.

A quarta vantagem do pagamento parcelado é o acúmulo de pontos em programas de fidelidade de cartão de crédito e bancos. Se você organizar as contas para as compras não assumirem uma parcela muito grande da renda, participar desses programas pode render descontos em produtos e serviços, como passagens aéreas para viagem.

No entanto, é preciso considerar as desvantagens de pagar parcelado. A primeira delas é o aumento do gasto mensal no cartão de crédito. Quanto mais você gasta parcelando compras, maiores são as chances de endividamento, outra desvantagem dessa opção de pagamento.

Se você tiver algum imprevisto em um mês e não conseguir pagar a fatura, ainda terá como desvantagem o pagamento de juros. Por fim, quando você parcela compras, parte da sua renda mensal nos meses seguintes fica comprometida. Ou seja, você terá menos dinheiro disponível no período de pagamento das parcelas.

Exposição aos gastos inesperados

Nas compras à vista, é preciso guardar dinheiro para ter sempre uma reserva de emergência. Afinal, não adianta pagar no ato da compra se isso deixar o orçamento sem nenhuma folga para imprevistos.

No parcelamento, a dica é verificar quando você termina de pagar a compra. Com isso, você evita que as parcelas coincidam com meses críticos. Em novembro e dezembro, por exemplo, é comum gastar com férias e presentes. Já impostos como IPVA e IPTU, matrículas e material escolar pesam mais no bolso em janeiro e fevereiro.

Sabendo das vantagens e desvantagens de pagar parcelado ou à vista fica mais fácil escolher a melhor estratégia para cuidar do seu dinheiro e evitar problemas. Para receber mais informações sobre como cuidar das contas e encarar os desafios que enfrentamos diariamente com o orçamento doméstico, assine a nossa newsletter!

Posts relacionados

Um comentário em “Vantagens e desvantagens de pagar parcelado ou à vista

Deixe uma resposta