

Perca o medo de investir seguindo estes 6 passos
Você tem medo de investir? Se a resposta for sim, saiba que você não está sozinho. No Brasil, muita gente associa essa prática a altos riscos, talvez por já ter ouvido falar de investidores que perderam muito dinheiro na bolsa de valores ou algo do tipo.
Com esse pensamento, a maioria das pessoas segue um dos seguintes caminhos: colocar suas reservas na poupança (por considerá-la a única opção segura) ou deixar o dinheiro parado na conta corrente.
Entretanto, não precisa ser assim. Existem muitas opções de investimento que são extremamente seguras e capazes de fazer o seu dinheiro se multiplicar.
Assim, você poderá melhorar sua vida financeira, realizar um sonho de consumo ou fazer aquela viagem que você sempre desejou.
Quer aproveitar essas vantagens? Então confira a seguir 6 dicas essenciais para perder o medo de investir!
1. Identifique seu perfil de investidor
Toda aplicação tem um nível de risco: baixo, médio ou alto. O seu perfil de investidor está diretamente relacionado ao risco que você aceita correr para buscar maiores rendimentos.
Veja abaixo os detalhes sobre cada comportamento.
Perfil conservador
Este investidor prefere ganhar menos, mas ter certeza de que não vai perder nenhum centavo. É o perfil recomendado para todo iniciante.
Depois de adquirir mais conhecimento, muitos migram para outros perfis, enquanto outros preferem continuar na segurança das aplicações conservadoras.
A vantagem desse perfil está na garantia de retorno financeiro. Já a desvantagem está no patrimônio, que cresce em um ritmo mais lento.
Perfil moderado
O investidor moderado já tem algum conhecimento no assunto, quer aumentar seus rendimentos, mas ainda não se sente preparado para encarar o mercado de ações.
Aplicações de médio risco não costumam ter chance de perdas elevadas, mas não contam com as garantias dos investimentos conservadores.
Perfil arrojado
Aqui, estamos falando da bolsa de valores e ações. Nesse tipo de investimento, você corre o risco de perder o que aplicou, mas as chances de obter altos rendimentos são muito maiores. Recomendado apenas para quem já acumulou bastante conhecimento sobre o mercado financeiro e já tem guardado uma certa quantidade de capital (como uma reserva de emergência, por exemplo).
2. Estude os tipos de investimento
Ao avaliar os perfis de investimento existentes, você provavelmente se identificou como conservador. Feito isso, é hora de estudar a fundo os tipos de aplicações que poderá fazer.
A mais indicada é o Tesouro Direto. Nela, você empresta dinheiro para o Governo Federal, que devolve tudo com juros. Ou seja, você sairá ganhando!
Em comparação com a poupança, os rendimentos são maiores e o risco é praticamente zero, já que dificilmente o governo vai quebrar financeiramente.
Há diversas modalidades dentro do Tesouro, cada uma com suas vantagens. Por isso, vale a pena estudar mais a fundo para verificar qual se encaixa melhor nas suas necessidades.
No site oficial do Tesouro Direto você encontra todas as informações e consegue, inclusive, fazer uma simulação do seu investimento.
O Tesouro Direto é um tipo de investimento de renda fixa. Além dele, também podemos citar:
- Tesouro Direto;
- CDB;
- LCI e LCA.
Essas opções têm particularidades que devem ser pesquisadas, mas suas características em comum as tornam ideais para quem quer começar a investir.
Todas oferecem rendimentos acima da poupança e contam com cobertura do FGC (Fundo Garantidor de Crédito) para aplicações de até 250 mil reais.
Isso significa que, mesmo se as instituições que estão administrando o seu dinheiro falirem, o governo garante que você não perderá o que investiu (dentro do valor estipulado).
Outras opções, como debêntures, fundos de investimentos e ações na bolsa de valores são indicadas para quem tem perfil moderado ou arrojado. Se você se interessar, estude muito sobre cada uma delas antes de avançar, ok?
3. Mantenha seu patrimônio seguro**
Como diz o ditado: “não se pode colocar todos os ovos em uma única cesta”. Para potencializar seus lucros e minimizar ainda mais os riscos, diversifique seus investimentos. Isso é válido principalmente para quem deseja aplicar em renda variável (ações e fundos de investimentos).
Mesmo os maiores nomes do mercado financeiro do mundo conservam 90% dos seus investimentos em renda fixa, com o intuito de preservar seu patrimônio. Com o restante, eles se permitem arriscar mais e buscar maiores rendimentos.
4. Planeje metas e prazos**
Todo investimento tem um prazo. Alguns deles, como o Tesouro Selic, têm liquidez diária, ou seja, você pode sacar o seu dinheiro a qualquer momento.
Já outros, como alguns CDBs, LCIs e LCAs, só podem ser movimentados ao final de um período pré-determinado. Mas então, como escolher o melhor?
A resposta é: tudo depende do seu objetivo. Para uma reserva de emergência, que pode ser necessária em situações inesperadas, vale mais a pena aplicar em renda fixa, já que você poderá sacar quando quiser e não correrá o risco de perder o valor investido.
Para objetivos maiores e em longo prazo, o ideal é fazer aplicações mais longas, pois o lucro será maior.
5. Comece com valores pequenos
Se você nunca realizou um investimento, é melhor começar com valores menores, mesmo que você já tenha um bom montante reservado para essa finalidade.
No Tesouro Direto, por exemplo, é possível começar com apenas 30 reais. Ir devagar vai ajudar a entender os prazos, liquidez e funcionamento de cada aplicação.
Sentindo o ambiente aos poucos, você logo perderá qualquer medo de investir e terá vontade de ousar cada vez mais. Então, será a hora de aplicar todo o valor que você tinha guardado.
6. Busque orientação profissional
Contar com um especialista em finanças pessoais é uma ótima ideia para espantar a insegurança. No entanto, nem todo mundo tem um amigo disposto a dar dicas ou dinheiro para contratar um profissional.
A boa notícia é que, hoje em dia, há muitos canais gratuitos de informação útil sobre como investir e cuidar do próprio patrimônio.
Basta saber procurar, identificar fontes confiáveis e sempre buscar mais conhecimento. Com estudo, certamente você conhecerá os melhores caminhos para fazer seu dinheiro se multiplicar.
O nosso artigo ajudou você a perder o medo de investir? Agora que você já viu que as aplicações não são um bicho de sete cabeças, que tal colocar o que aprendeu em prática?
Revise esse post quantas vezes forem necessárias, estude bastante e inicie sua carteira de investimentos o quanto antes! Assim, certamente você poderá realizar seus maiores sonhos e ter mais segurança financeira!
Compartilhe
este artigo
77 comentários
Deixe um comentário
Posts populares



Parceria Acordo Certo e PicPay: parcelamento e cashback para quitar dívidas
A parceria da Acordo Certo com o PicPay foi expandida! Agora, além da Riachuelo, você também recebe cashback ao quitar suas dívidas com a Renner, Via Varejo, Pernambucanas, Santander, Porto Seguro, Tricard, Return e Cred.
Inscreva-se
Receba os posts mais recentes em seu e-mail
[…] e assim conseguir um bom desconto à vista — essa é uma das vantagens de pagar de uma vez —, uma boa ideia é aplicar o dinheiro, pois, assim, o valor também vai aumentando ao longo dos […]
Olá aqui é a Débora Alcântara, eu gostei muito do seu artigo seu conteúdo vem me ajudando bastante, muito obrigada.
Débora, a gente fica feliz em saber! Seja sempre bem-vinda por aqui.
[…] pagar as contas e ainda sobrou algum dinheiro? Outra coisa que você pode fazer com o FGTS é investir uma parte do valor em aplicações interessantes do momento. Muitas pessoas dizem que não investem […]
[…] pagar as contas e ainda sobrou algum dinheiro? Outra coisa que você pode fazer com o FGTS é investir uma parte do valor em aplicações interessantes do […]
[…] pagar as contas e ainda sobrou algum dinheiro? Outra coisa que você pode fazer com o FGTS é investir uma parte do valor em aplicações interessantes do […]
Gostei muito das dicas diretas
Que bom que você gostou dessas dicas, Simone!
Para receber novidades do nosso blog direto no seu e-mail, assine a nossa newsletter: https://blog.acordocerto.com.br 😉
Preciso de 2.000,00
Oi, Janete! Para solicitar um empréstimo, basta preencher todas as informações e apresentar a documentação solicitada. Para aprovação, será feita a sua análise de crédito. Acesse: https://credito.acordocerto.com.br
Obrigado por lembrar do meu aniversário valeu
Conte sempre com a gente, Paulo! 💙
Obrigada por lembrar do meu aniversário
Parabéns mais uma vez, Ivone! Conte com a gente. 💙
Obrigado por me parabenizar.
Grato
🎈🎂✨
Obrigado por mim parabenizar gostei das dicas
Oi, Lucília! Que bom que você gostou das nossas dicas. Continue acompanhando o nosso blog para novidades. 💙
Obrigada por lembrar meu aniversário
✨🎂🎈
Boa noite! Obrigado por lembrarem meu aniversário. Tenho 2000 para poder a
plicar por 9 meses fixo.
Oi, Gilberto! 🎂🎈
Recomendamos a você a leitura deste artigo: https://blog.acordocerto.com.br/onde-guardar-dinheiro-confira-as-melhores-opcoes/
Obrigado por lembrar do meu aniversário Obrigada❤
🎂🎈
Obrigado por lembrar do meu aniversário
Muitooooo Obrigada ❤❤
Conte com a gente, Alaíde! 🎂🎈
Muitooooo Obrigada .
Por lembrar do meu Niver❤❤
Conte com a gente! 🙂
Gostaria de negociar alguns débitos..
Oi, Leandro! Para verificar se você possui alguma proposta de acordo pronta para ser negociada, acesse http://www.acordocerto.com.br, digite seu CPF, preencha o cadastro rápido e pronto! Nosso sistema irá verificar se existe alguma pendência em seu nome.
Em caso positivo, você poderá visualizar o detalhamento do(s) débito(s), como também as condições especiais de negociação e pagamento.
Vale lembrar que todas as condições de pagamento, valores e descontos são oferecidos pelas nossas empresas parceiras e, por conta disso, a Acordo Certo não pode modificá-las. Ao fechar o seu acordo, você receberá o boleto para pagamento no seu e-mail cadastrado. Em caso de parcelamento, ao fechar seu acordo, você receberá em seu e-mail o primeiro boleto para pagamento. Os próximos também serão enviados neste mesmo e-mail, sempre alguns dias antes da data de vencimento. 😉
Obgada por mostrar que se importa com a nossa data especial … gostei demais ..🤩
Continue contando com a gente, Sandriane! 💙
OBRIGADO .
OBRIGADO…..😀🥰🙏
Oi, Olga! Você provavelmente também vai gostar deste artigo: https://blog.acordocerto.com.br/onde-guardar-dinheiro-confira-as-melhores-opcoes/ 💙
Muito obrigado pela lembrança.
💙
Obrigado
Conte com a gente, Carlos! Continue acompanhando o nosso blog 💙
Obrigada pelo o apoio dos senhores, e lembrar do meu aniversário
Carlos, se puder avaliar a gente na nossa página do Facebook, ficaremos muito felizes: https://www.facebook.com/oficialacordocerto/reviews/ 😉
Obrigado pelas felicitações.
🎈🎂💙
Gostaria de saber se tem alguma negociação no meu nome
Oi, Leandro! Para consultar se existe alguma pendência em seu nome, acesse https://www.acordocerto.com.br, digite seu CPF e preencha o seu cadastro.
Em alguns segundos, se você tiver débito(s) com as nossas empresas parceiras, o apontamento aparecerá na sua tela. Com isso, é só clicar sobre o débito para visualizar todos os detalhes, descontos e condições para negociação. É rápido, simples e seguro negociar com a gente. 😉
Eu está não trabalho 😔 fez trabalho limpeza 😕😕 nada dinheiro como está casa 😔
Oi, Luciana! Tudo bem? Não entendemos a sua mensagem. Se você preferir, também temos a nossa Central de Ajuda para você consultar e tirar todas as suas dúvidas sobre a Acordo Certo. Olha só: https://ajuda.acordocerto.com.br 🙂
Muito agradecido pela saudações
Conte com a gente, Valter! 💙
Obrigado por lembrar do meu aniversário
Conte com a gente, Nazareno! 💙
Obgd acordo certo por min parabenizar nesta data tao especial
Conte com a gente, Geovane! 😉
Eu gostaria de guitar minhas dúvidas no momento estar difícil. Serargue existe um banco guê tu paga e só ficapagando pra esse banco
Oi, Mariada! Para consultar pendências em seu nome com as nossas empresas parceiras, acesse https://www.acordocerto.com.br, digite seu CPF e preencha o seu cadastro.
Em alguns segundos, se você tiver débito(s) com os nossos parceiros, o apontamento aparecerá na sua tela. Com isso, é só clicar sobre o débito para visualizar todos os detalhes, descontos e condições para negociação. É rápido, simples e seguro negociar com a gente. 😉
Obrigado por lembrar do meu aniversário
Conte com a gente, Edina! 😉
Eu queria saber quais são os documentos pra fazer um empréstimo.
Oi, Edina! Para solicitar um empréstimo, acesse https://credito.acordocerto.com.br/emprestimo/pessoal, preencha todas as informações e apresente a documentação solicitada. Para aprovação, será feita a sua análise de crédito.
[…] sua renda, precisa fazer com que ela não perca seu valor no tempo. Para isso, é muito interessante investir o seu dinheiro em aplicações que remunerem o capital a um valor superior ao da […]
“Obrigado pela as informações, e tbm por me parabenizar pelo dia de hoje, um abraço todos,
Do ACORDO CERTO!
Conte com a gente, Ariosto! 💙
Obrigada por me desejar os parabéns
Oi, Naiara! Conte com a gente! 💙
Muito obrigado por lembrar do meu aniversário
Conte com a gente, Rosenildo! 💙
Obrigado por lembrar meu aniversário
Conte com a gente, Eduardo! 😉
Bom dia eu quero
Um empréstimo pra quitar contas atrasadas ok
As principais dividas que eu tenho por favor
Oi, Fabiana! Tudo bem? Para solicitar um empréstimo, basta preencher todas as informações e apresentar a documentação solicitada. Para aprovação, será feita a sua análise de crédito. Acesse: https://credito.acordocerto.com.br
Para consultar se CPF grátis na Acordo Certo, acesse https://www.acordocerto.com.br, realize seu cadastro rápido e pronto! Se você tiver pendências com as nossas empresas parceiras, as ofertas para negociar aparecerão direto na sua tela. 🙂
E se você ficar com alguma dúvida, acesse a nossa Central de Ajuda: https://ajuda.acordocerto.com.br
obrigado por lembrar do meu aniversário.
Conte com a gente, Eliene! <3
Que Deus abençoe de ter lembrado do meu aniversário Muito obrigado pela atenção e pelo carinho
Conte com a gente, Elmo! 💙
Obrigado por lembrar do meu níver
Conte com a gente, Daniel! 🙂
Muito obrigado pela homenagem 💜
Conte com a gente, Jackson! 🙂