Prorrogação de financiamento imobiliário: como funciona, como solicitar e o que muda.

Prorrogação de financiamento imobiliário: até 4 meses de pausa nas prestações

Acordo Certo

abril 21, 2020

4

minutos para ler

Caso você tenha um imóvel financiado e esteja passando por um aperto no orçamento por conta da pandemia do coronavírus, saiba que alguns bancos anunciaram que farão a prorrogação de financiamento imobiliário por até 4 meses.

Neste artigo, vamos explicar como solicitar a pausa nos pagamentos e quais são as implicações para o seu bolso caso opte por usufruir desse congelamento.

Como pedir a prorrogação do financiamento do seu imóvel na Caixa

A maior parte das buscas relacionadas ao assunto mostram que as pessoas querem saber como pedir a prorrogação do financiamento habitacional da Caixa.

Para facilitar o processo, a instituição tem orientado seus clientes a fazer a solicitação pelos meios não presenciais, sendo eles:

  • Internet banking;
  • Aplicativo Habitação Caixa (que ganhou um botão “Solicitar Pausa”);
  • Telefone (3004-1105 ou 0800 726 0505, opção 7).

Como pedir congelamento do financiamento em outros bancos

Outros bancos, como Santander, Itaú e Bradesco também anunciaram que é possível solicitar a pausa nos pagamentos. Confira como solicitar a prorrogação em cada banco:

Santander: acesse o site da campanha Santander Te Apoia para verificar as condições e fazer a solicitação.

Bradesco: ligue para a Fone Fácil (4002 0022 para capitais e regiões metropolitanas e 0800 570 0022 para demais regiões) ou para a sua agência (os telefones de cada agência podem ser encontrados na rede de atendimento do Bradesco) para falar sobre a prorrogação das parcelas.

Itaú: segundo o site do banco, a solicitação de carência deve ser feita por e-mail. O cliente deve escrever para ItauImobCarencia@itau-unibanco.com.br colocando no campo do assunto “Carência” e informando no corpo da mensagem CPF, celular para contato e, se possível, número do contrato. O banco enviará a confirmação por e-mail dentro de 10 dias e diz que, o pedido será acatado automaticamente, desde que esteja dentro das condições vigentes (que podem ser verificadas na página Condições Gerais do Aditamento).

Por quanto tempo posso pedir adiamento das prestações?

Cada instituição determinou um período da pausa próprio para seus clientes. Confira:

  • Itaú: 120 dias
  • Caixa: 90 dias
  • Santander: 60 dias
  • Bradesco: 60 dias (Não informado por canais oficiais, mas noticiado na imprensa).

O que acontece quando terminar a pausa do financiamento?

As parcelas adiadas serão acrescentadas ao saldo devedor do financiamento. Em algumas instituições, essas prestações serão jogadas para o final das parcelas. Em outras, o valor será distribuído entre as demais prestações, que terão valor ajustado.

É importante notar que a prorrogação de pagamentos implica em um aumento do valor total devido do seu financiamento.

Isso porque o congelamento significa que o cliente poderá deixar de pagar as parcelas durante o período sem que haja cobrança de multa nem IOF, porém ainda haverá a incidência de juros no mesmo valor percentual.

Vale a pena pausar o financiamento imobiliário?

Essa é uma pergunta que não possui uma única resposta.

Para aqueles que estão sofrendo queda na renda, a pausa no financiamento imobiliário pode significar um belo respiro no orçamento doméstico durante esse período de incertezas e pode ser a diferença para evitar o endividamento e seus duros impactos na vida da família.

Para quem está com o orçamento apertado, a prorrogação pode ser uma forma de liberar uma parte da renda para montar uma reserva de emergência.

Já para quem está com a vida financeira estável, o aumento da dívida total no longo prazo pode não ser a melhor opção.

Na hora de decidir, a recomendação é se informar em detalhes com seu banco sobre qual será a conta final, qual o impacto nas demais parcelas e no prazo, e avaliar qual é a melhor opção para você dentro da sua realidade financeira atual.

Compartilhe
este artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscreva-se

Receba os posts mais recentes em seu e-mail

Captcha obrigatório
Seu cadastro foi concluído com sucesso!