13º salário: é possível receber antes?    

6 minutos para ler

O seu 13º salário pode ter vários fins: há quem planeje as férias com o valor recebido, há quem guarde o valor para comprar presentes no Natal e também há quem queira quitar dívidas com o salário extra do final de ano. Sem contar as emergências, que não esperam o final do ano chegar para aparecerem, não é? Diante disso, qual a melhor maneira de usar o 13º antecipado?

Nós da Acordo Certo estamos aqui para ajudá-lo a descobrir a melhor das opções possíveis. Hoje vamos focar nas possibilidades do seu 13º e contar um pouco mais sobre o assunto, além disso você confere a melhor forma de quitar dívidas: será que é adiantando o seu 13º salário?

Para descobrir, acompanhe a matéria e aproveite esta leitura recheada de informações!

É possível antecipar o 13º salário?

Você já deve saber que esse “extra” é pago em duas parcelas. Geralmente, a primeira parte aparece entre fevereiro e 20 de novembro, e a segunda parcela, até o dia 20 de dezembro. Alguns bancos, sabendo da situação da “gratificação natalina”, oferecem aos clientes meios de antecipar o valor, com o porém de um acréscimo de juros. O adiantamento dos bancos é a forma mais comum de conseguir o seu 13º adiantado.

O seu banco oferta essa possibilidade e você está considerando o adiantamento? Então, chegou a hora da primeira dica: avalie as condições e as taxas de juros e considere a sua situação atual — será que não dá para esperar a data marcada do 13º salário? Considere.

Pensando em quitar dívidas com o 13º?

Se o destino do seu salário extra for a quitação de dívidas, em alguns casos, em contas que os juros correm altos e diários (como o cheque especial e fatura de cartão de crédito), pode ser que o adiantamento seja uma boa saída.

É importante que os juros do adiantamento sejam menores do que os juros que estão correndo na dívida, ok? Mas já vamos esclarecendo: é possível ajustar essas pendências usando outros meios (falaremos disso mais tarde).

Além de me livrar das dívidas, onde posso investir o 13º?

Como comentamos no começo do texto, muita gente aguarda o pagamento do salário extra para realizar sonhos e adiantar os planos feitos durante o ano. Além de quitar as dívidas, há uma infinidade de destinos para esse dinheiro extra.

Adiante os compromissos

Adiantar o pagamento dos gastos fixos anuais, como o IPVA e o IPTU é uma boa opção. Além de se livrar das parcelas no meio do ano, ao pagar adiantado, a chance de conseguir bons descontos é grande.

Considere seus planos e sonhos que foram adiados

Outra forma de aplicar o dinheiro é avaliando os seus objetivos e sonhos que muitas vezes são deixados pra lá: aproveite o tempo livre nas férias e faça aquele curso profissional, matricule-se na academia ou proporcione uma aventura especial para a sua família.

O que você sempre quis fazer e, ao dar o primeiro passo, encontrou uma pedra no caminho para a realização? Aguarde as duas parcelas do 13º entrarem na conta e concretize! Saiba que investir na felicidade e lazer é uma ótima forma de começar o ano com o pé direito!

Alternativas para não usar o 13º salário para quitar dívidas

A gente sabe que o processo de regularizar os débitos não é algo fácil, mas nunca se esqueça que as dívidas não vão durar para sempre! Conte com a ajuda de seus familiares para fazer esse sonho virar realidade. Com certeza, após a realização desse, os outros sonhos, particulares e comuns do seu núcleo familiar, ficarão ainda mais perto da realidade.

Se preferir não usar o  seu 13º salário para quitar as contas, fique tranquilo! Há outras formas de quitar as dívidas e limpar o seu nome. Pensando nisso a gente preparou uma lista de alternativas.

Além de conferi-las, você descobre um pouco mais sobre cada opção e vê o que melhor se encaixa com o seu plano para mudar de vida. Confira agora!

Empréstimo com taxa estratégica

Para as dívidas altas ou que apresentam juros exorbitantes (cartão de crédito e cheque especial), considere o empréstimo pessoal. Mas lembre-se de, antes de bater o martelo, estudar muito bem o cenário, ficar por dentro das dívidas e atualizar todos os valores.

Você sabe exatamente quanto deve? Se o seu objetivo é quitar dívidas, é essencial que tudo esteja bem claro e organizado. Avalie os juros cobrados pela prestadora de crédito e tenha certeza de que as taxas são menores do que as provocadas pelas suas contas em atraso.

Caso você planeje todos os passos e se mantenha à par de tudo, a “manobra financeira” de solicitar um empréstimo para limpar o seu nome terá muitas chances de funcionar! Nós da Acordo Certo lançamos recentemente uma plataforma empréstimo, cadastra-se e confira.

Cogite as negociações online

Se a ideia de ligar para a financeira e negociar os seus débitos não é tão boa para você, fique sabendo que há uma forma mais simples de cumprir a missão: utilizando o seu computador ou smartphone.

Além do conforto de estar na sua casa durante o processo dessa forma de renegociar, os valores dos débitos são calculados rapidamente e as formas de regularização são apresentadas na hora. Assim tudo fica mais simples de ser resolvido.

Agora você já sabe que é possível adiantar o seu 13º salário e ficou sabendo como quitar as dívidas e limpar o seu nome. A gente sabe que são diversas maneiras, para dar o veredito final, a nossa dica é estudar as suas condições e prioridades, pois, assim, com certeza, você vai encontrar um meio de viabilizar, de forma leve, o processo de pagamentos.

Percebeu que, ao quitar dívidas, você começa a notar que os sonhos se tornam maiores e as realizações estão ainda mais perto? Considere a nobreza do seu interesse em limpar o seu nome e se dê a chance de querer mais: comprar uma casa ou apartamento, mudar as crianças de escola ou fazer aquela viagem de férias tão desejada. Qual é a sua vontade?

Você precisa de ajuda para quitar os seus débitos e, assim, proporcionar a realização de todos os sonhos da sua família? Nossa equipe está disponível, venha falar com a gente!

Posts relacionados

Deixe uma resposta