Sistemas com uso de tecnologia como inteligência artificial põem em xeque o futuro de profissões na próxima década, segundo pesquisa, 14% dos empregos brasileiros podem desaparecer até 2030.

A empresa de negociação de dívidas Acordo Certo fecha, por mês, 30 mil acordos. Entre seus clientes estão Santander, Claro, NET, Tricard e Porto Seguro. Em vez de reunir centenas de pessoas fazendo ligações de cobrança aos clientes, o negócio funciona com apenas 12 pessoas, entre programadores, profissionais de marketing e administração.

A Acordo Certo resume a redução do emprego na era digital: com o uso da inteligência artificial, renegocia dívidas pelo site e através de robôs que “dialogam” com devedores.

A empresa utiliza uma combinação de ferramentas desenvolvidas por Google, Microsoft e IBM. São sistemas como esses que podem pôr em xeque o futuro de diversas profissões na próxima década.

Em maio de 2018, o Google anunciou o Google Duplex, o robô capaz de realizar ligações simulando uma interação humana muito eficaz, através da Inteligência Artificial, tecnologia similar a utilizada pela empresa Acordo Certo.

Segundo estudo da Universidade de Oxford, o telemarketing está no topo dessa lista, seguido de perto por vendedores de varejo, contadores, auditores e outros profissionais da área administrativa.

Confira a matéria completa no site do Estadão: https://economia.estadao.com.br/noticias/geral,revolucao-digital-transforma-o-emprego,70002485206