Saiba como usar o saque emergencial do FGTS

Saiba como usar o Saque Emergencial do FGTS

Acordo Certo

agosto 1, 2020

4

minutos para ler

Por conta do impacto econômico gerado pela pandemia do novo coronavírus na vida de muitos brasileiros, em junho deste ano a Caixa liberou o Saque Emergencial do FGTS, uma retirada de até R$ 1.045 do fundo de garantia. Você que decidiu pelo saque já sabe a melhor forma de aplicar esse valor?

Confira as dicas de Dilson Sá, CEO da Acordo Certo, sobre formas de usar esse dinheiro com sabedoria visando seu bem-estar financeiro.

FGTS para quitar dívidas

Essa verba “a mais” pode ser uma ótima opção para acertas contas atrasadas e quitar dívidas, puxar o freio dos juros. O momento é propício também por conta de condições especiais de negociação oferecidas por muitas empresas neste momento. Dependendo do montante, você pode conseguir um bom desconto para pagar à vista ou abater boa parte do seu débito.

Se o valor do seu Saque Emergencial não for suficiente para quitar todas as dívidas, não se preocupe: compare os juros de cada e priorize aquela(s) com as maiores taxas. Assim, você impede o acúmulo desses juros mais urgentes — o que gera um grande alívio, não é mesmo?

Comece uma reserva de emergência

Tem sido difícil guardar dinheiro? Considere separar mesmo que um valor baixo do Saque Emergencial do FGTS para começar uma reserva de emergência.

Criar o hábito de guardar um pouquinho por mês é o que pode gerar, em um futuro próximo, um valor considerável para evitar que você se endivide diante de um imprevisto. E se você já tem a sua, por que não usar esse valor fundo de garantia para somar — nem que sejam algumas dezenas?

Compras que agregam valor à sua vida

Você tem sonhos e metas que parecem um pouco distantes, como fazer um curso específico ou tirar férias em família (quando a pandemia passar)? O valor do Saque Emergencial pode te ajudar nessa conquista, total ou parcialmente.

Planeje-se! Invista em algo que agregue valor no seu crescimento, seja no âmbito pessoal ou profissional. Que tal algumas aulas sobre finanças? Mesmo que o assunto não te interesse logo de primeira, um bom investimento em educação financeira pode ajudar a fazer o seu dinheiro render, ainda mais quando você toma o controle da situação com sabedoria para colher bons frutos no futuro.

Ou ainda, que tal aquelas aulas de pintura ou música que ficaram só no mundo das ideias? Talvez essa seja a hora de se matricular e estimular toda a sua criatividade.

Invista em oportunidades na sua carreira

Ressaltando a questão profissional, a “grana inesperada” do FGTS pode ser muito útil para pagar um curso técnico ou profissionalizante.

Investir na sua capacitação pode te ajudar a conquistar aquele tão esperado cargo no trabalho, ou você ainda pode aprender algo novo e aprimorar suas habilidades em um hobby ou talento especial para gerar a tão sonhada e bem-vinda renda extra.

Invista sem medo

Outra ótima aplicação do FGTS é em alguma forma de investimento. Você se planejou bem, pagou todas as contas e ainda sobrou um dinheiro? Separe o valor e invista em aplicações interessantes que possam render.

Se você ainda não investiu por falta de recursos, a hora certa pode ser agora. As opções de investimento são muitas, pesquise e entenda o que pode se encaixar melhor com os seus anseios e objetivos financeiros, são muitas opções para quem está começando. Você pode aprender mais sobre investimentos aqui.

Compartilhe
este artigo

4 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscreva-se

Receba os posts mais recentes em seu e-mail

Captcha obrigatório
Seu cadastro foi concluído com sucesso!