As 5 melhores dicas para sobrar dinheiro todo mês

5 minutos para ler

Que tal aprender algumas dicas para sobrar dinheiro? Muitas pessoas, quando o fim do mês se aproxima, costumam ficar completamente sem recursos para passar esse período com tranquilidade e conforto, o que acaba limitando muito a qualidade de vida pessoal e familiar.

Portanto, é importante conhecer algumas dicas básicas para que o seu dinheiro sobre, mesmo depois de pagar todas as contas do mês. Confira as 5 principais indicações neste artigo. Acompanhe!

1. Tenha um planejamento financeiro bem elaborado

Todo projeto financeiro, independentemente da sua meta, tamanho ou prazo, deve começar com um planejamento detalhado e bem elaborado. Não basta simplesmente sair cortando despesas de forma desordenada acreditando que esse tipo de ação fará com que no final do mês sobre algum dinheiro.

Para que isso ocorra você deverá, inicialmente, colocar todas as suas contas no papel, determinar aquelas que são fixas bem como as variáveis. A partir daí, será possível analisar com mais clareza os gastos que são essenciais, ou seja, se forem cortados prejudicarão a sobrevivência, bem como, a sua qualidade de vida. E os que não se encaixarem nesse perfil, poderão ser facilmente eliminados.

Também é importante incluir nesse planejamento aquelas despesas fixas parceladas que têm data para terminar. Nesse caso, o ideal é que não sejam mais contraídas prestações para aquisição de bens e produtos desnecessários.

2. Saiba controlar os seus impulsos

Pegando o gancho da dica anterior, uma das principais dicas para sobrar dinheiro no final do mês é controlar os seus impulsos. Sabemos que as vezes é difícil resistir frente a determinadas promoções, ou pior, quando o cartão de crédito tem um limite extra que pode ser utilizado.

No entanto, você precisa sempre estar com seu objetivo em mente, e quando o desejo pela aquisição de algum item vier a mente, utilize a sua habilidade de questionar para verificar se aquele gasto é mesmo necessário ou supérfluo.

Pergunte a si mesmo: eu preciso disso? Se eu adquirir esse produto de forma parcelada vou conseguir pagar? Se eu comprar isso agora, vou ter que deixar de fazer outras coisas que havia planejado? Estou disposto a isso? Vale a pena?

Enfim, o importante é que a sua decisão de compra seja tomada com o mais alto nível de consciência possível. Tente controlar os impulsos e utilize a razão para questionar as suas vontades.

3. Tenha uma fonte de renda extra

Outra dica muito eficiente para fazer o dinheiro sobrar no final do mês é ter uma renda alternativa. Você pode fazer inúmeras atividades, desde cozinhar para fora até vender produtos na internet.

As possibilidades são infinitas, basta que você as procure. Para aqueles que executam alguma atividade como forma de lazer, como, cantar ou tocar um instrumento ou a prática de algum esporte, saiba que existem pessoas ganhando dinheiro com o seu hobby.

Você pode fazer um inventário de talentos e verificar se alguns deles podem ser transformados em produtos. Acredite, no primeiro momento pode parecer complicado, mas em seguida, sua mente vai pipocar de novas e criativas ideias de negócios.

Além de executar uma atividade extra para ter uma fonte de renda alternativa, ela também pode se transformar em um negócio sólido e extremamente lucrativo. Existem centenas de grandes empresas que surgiram da simples vontade de produzir uma renda extra no final do mês.

4. Negocie dívidas caras e antigas

Você paga parcelas de alguma dívida com bancos, financeiras ou lojas? Você sabia que existe a possibilidade de pagar uma parcela menor? Atualmente, o mercado financeiro está muito competitivo e existem algumas instituições dispostas a negociar dívidas de outras empresas, oferecendo condições de pagamento melhores.

Nesse sentido, também é importante mencionar o pagamento mínimo do cartão de crédito. Existem milhares de pessoas que, por não conseguirem pagar toda a fatura, acabam apelando para essa alternativa, o problema é que em alguns casos, o montante nunca será 100% quitado.

A maioria das operadoras de cartão de crédito têm interesse em receber pelos valores das suas faturas vencidas, portanto, procure a empresa que o administra e verifique a possibilidade de um acordo que fique mais fácil para você pagar.

5. Utilize um software ou aplicativo de gestão financeira pessoal

Por fim, ao realizar cada um dos procedimentos que mencionamos, você também precisará de uma ferramenta que gerencie todas as suas ações financeiras, desde o planejamento, até o processo de negociação de dívidas.

Existe uma série de opções gratuitas no mercado como, o GuiaBolso, Organizze, entre outras.

O importante é que a ferramenta que você escolher proporcione um bom controle financeiro, de modo que seja possível organizar as finanças e fazer com que sobre determinada quantia ao final de um mês.

Essas foram as dicas para sobrar dinheiro. Agora é com você! Aplique cada uma delas na sua vida, adequando o que foi mencionado a sua realidade.

Gostou deste artigo? Que tal ficar por dentro de mais conteúdos como este? Então, siga nossos perfis nas redes sociais e não perca nenhuma nova postagem. Facebook, YouTube, Twitter, Linkedin.

Você também pode gostar

2 thoughts on “As 5 melhores dicas para sobrar dinheiro todo mês

Deixe uma resposta

-